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Tuca Sartori:
Tia Lu

Oi Pessoal !! !!
Muitos textos e atividades que desenvolvi para trabalhar com o Grupo Lilás , foram baseados em valiosos materiais que encontrei na Internet. Portanto, qualquer conscidência não será mera semelhança!!

Sugestões e críticas , podem ser enviadas para o meu e-mail tucasartori@yahoo.com.br

Alguns dos meus blogs:
Doutrina Espírita

S I T E S :
CRBBM
O Poder das Emoções
Pagina da criança
FEB
Seara do Mestre
Evangelizar-Vera Stefanello
Espiritismo
Radio Rio de janeiro
Federativas
FERGS
CVDEE

Arquivos:


Oi pessoal, o blog está bem desatualizado!!!
Mas estou preparando um material fresquinhoooo para colocar aqui,
com aulinhas e muitas sugetões tambem.
Muita Luz pra todos nós!!!
Lu

Tuca Sartori/Tia Lu



Gostaria de indicar o site Evangelizar, da querida Vera Stefanello
Tem muito material de apoio!!!
http://www.freewebs.com/vrstefanello/index.htm

Tuca Sartori/Tia Lu



Oi pessoal!!!!
Aula sobre Deus e Aquecimento Global.

Acredito que o aquecimento global, assim como todos os problemas que geram desordem no nosso planeta, nas nossas cidades, nos nossos bairros, nas nossas ruas, nossos condomínios ou prédios e vilas estão relacionados com a educação.

A Evangelização educa o espírito, ajustando e equilibrando o entendimento de si mesmo e do mundo ao seu redor, para que ele evolua nessa e nas próximas encarnações.

Para vivenciar o Evangelho do Cristo, precisamos nos reformar intimamente.
É um processo doloroso porque somos espíritos teimosos, orgulhosos, revoltosos... equivocados. Mas vale muito a pena passar por essa transformação do velho para o novo, conscientes das nossas responsabilidades sociais, familiares, ambientais... e com nós mesmos.
Alertar as crianças para o problema do Aquecimento Global, é cuidar da base do problema!!! Se chegamos ao ponto de alertar desesperadamente para a destruição da nossa casa terra, é porque falhamos gravemente na educação das nossas crianças durante muitas gerações.

Iniciei o ano com o tema “Que é Deus?”
Nos primeiros encontros, desmistificamos a imagem humana de Deus, criada por outras religiões.
Deus não tem olhos, boca, cheiro, barba branca...
Dei o exemplo do açúcar na água: Um vidro cheio de água limpa representava tudo que existe.
Dissolvi nessa água, um envelopinho de açúcar. E misturei bem.
Todos provaram a água e sentiram o doce, mas não podiam VER o açúcar.
Assim é Deus. Nós sentimos DEUS, mas não podemos VER Deus.

Continuei o tema "Que é Deus?".
Deus e suas criações: Universo, Natureza, Humanidade

UNIVERSO
Coloquei muitas imagens do universo, planetas, estrelas, lua, sol tiradas pela nave Discovery e pelo Telescópio Hubble, em placas finas de isopor, para que todas as crianças pudessem ver e manusear as placas, enquanto conversávamos sobre a grandeza e harmonia do universo criado por Deus.

E também conversamos sério sobre o lixo espacial.

NATUREZA
Para trabalhar o tema Natureza, levei as crianças para os jardins do Museu Casa de Ruy Barbosa. Lá pudemos conversar, brincar, tirar fotos, e observar as variedades de plantas e flores. Muitos ficaram surpresos ao saberem que as plantas sentem dor e que reagem aos sons de gritos e musica, palavras boa e ruins. Algumas crianças acariciaram as plantas enquanto eu falava.
Plantamos em vazinhos, sementes de feijão, melancia e laranja.

HUMANIDADE
Fizemos um seminário sobre Aquecimento Global com o tema “Vamos salvar a nossa casa Terra”.
Deus nos deu a casa terra, uma chance para aprendermos e evoluirmos. Mas estamos
destruindo a nossa casa. E quando ela estiver totalmente destruída, para onde iremos?
Como podemos crescer e evoluir se não conseguimos cuidar da nossa própria casa?
Se somos espíritos destruidores, como podemos sair pelo universo explorando outras casas?
As destruiremos também?

Levei muitas sucatas e deixei as crianças livres pra criarem, transformarem o lixo inútil em algo limpo e útil.
Fizemos painéis com imagens e dizeres sobre o desmatamento, o desperdício de água entre outras coisas. Fizemos muita bagunça, mas no final de cada encontro, as crianças tinham que catar o lixo e arrumar a sala antes da prece final.

Muitas crianças demonstraram dificuldades e insegurança em criar algo a partir do nada.
Algumas até se desesperaram dizendo aos gritos: Tia, eu não sei fazer nada! Tia, eu não sei criar nada! Tia, não sei o que fazer com essas coisas? Tia me ajuda, não sei fazer nada sozinho!
Outras criavam o tempo todo com muita alegria e criatividade!!! E o mais legal foi que os brinquedos que criavam eram com a intenção de doarem para crianças que não tem com o que brincar. Olha o Evangelho aí gente!!!

No ultimo dia da oficina, avisei que faríamos uma exposição no corredor da Casa para que todos os grupos da Evangelização pudessem ser alertados do problema do Aquecimento Global. Foi uma euforia !!!

No dia da exposição...
Na primeira mesa do corredor , colocamos um painel com todos os livros de Kardec feitos com caixinha de bala Halls e uma urna para que todos pudessem escrever sobre “O QUE VOCE FAZ OU FARÁ PARA SALVAR A NOSSA CASA TERRA?”
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
http://www.material.blogger.com.br/urna1.JPG
http://www.material.blogger.com.br/urna2.JPG

Criaram muitos brinquedos, aqui está a foto do Vai e Vem, feito com garrafa pet
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
http://www.material.blogger.com.br/vai%20e%20vem%20com%20garrafa%20pet.JPG

Cartaz com dicas
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
Foto: http://www.material.blogger.com.br/cartaz%20com%20dicas.JPG

Cartaz sobre o tempo de deterioração do lixo
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
http://www.material.blogger.com.br/Cartaz%20sobre%20lixo%20tempo%20de%20decomposi%E7ao.JPG

Cartaz sobre poluição dos automóveis
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
http://www.material.blogger.com.br/cartaz%20sobre%20polui%E7ao%20dos%20carros.JPG

Porta lápis
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
http://www.material.blogger.com.br/porta%20lapis%20de%20garrafa%20pet.JPG

Porta retrato
Atenção: para ver a imagem, copie e cole na barra do navegador o endereço da foto abaixo:
http://www.material.blogger.com.br/porta%20retrato%202.JPG
http://www.material.blogger.com.br/porta%20retrato%20caixa%20de%20chocolate.JPG
http://www.material.blogger.com.br/porta%20retrato%203.JPG

Tuca Sartori/Tia Lu



Responsáveis desde pequenos
Rita Foelker

A biografia de John Dewey (1859-1952, educador e filósofo norte-americano) registra que, desde pequeno, sua mãe confiava aos filhos pequenas tarefas, para que se sentissem responsáveis.

Não tenho como aferir o quanto isto pode ter influenciado na formação do seu pensamento e personalidade, mas o que sei é que a maioria de nós, pais, age como se responsabilidade fosse só para adultos e, não, para crianças.

Podemos até dizer que deixamos algumas pequenas responsabilidades para nossos filhos, mas não é bem assim quando, em geral, estamos prontos para retomá-las e isentá-los, assim que deixam de cumpri-las.

Algumas vezes, fazemos mais: pegamos para nós, responsabilidades que seriam de nossas crianças como, por exemplo, o dever de casa, arrumar o material de escola ou ficar atento às datas de entregas de trabalhos.

Pode parecer que isto é amor, num primeiro momento. Cuidados de pais zelosos. Mas o que existe, realmente, é falta de confiança ("eles não vão conseguir") ou vaidade ("a professora vai pensar que não estou ligando"), que leva as crianças ao desleixo para com as próprias obrigações, já que há sempre alguém para cobrá-la. Afinal, como podem os filhos se sentirem aptos a desempenhar tarefas, se os próprios pais duvidam de sua capacidade?

Um fato é inegável: se não perceberem a importância e assumirem responsabilidades desde pequenos, será difícil isto acontecer quando se tornarem adultos, quando se casarem e se mudarem. Não se aprende responsabilidade de uma hora para outra.

Talvez o problema esteja em nós, que aprendemos responsabilidade da pior maneira e nos acostumamos a suportá-la como um fardo, como algo extremamente negativo de que precisamos poupar nossas amadas crianças, responsabilidade que vem com o peso do sacrifício e da preocupação, quando deveria ser um elemento de auto-estima.

Afinal, já somos capazes de fazer tanta coisa! Isto é bom, pois mostra o quanto aprendemos, o quanto caminhamos...

Podemos ensinar responsabilidade como algo positivo e importante para nossa felicidade. Como uma conquista evolutiva. Vejamos alguns exemplos de pequenas responsabilidades que nossas crianças podem ter, com a supervisão dos pais:

Bichos de estimação. Cuidar para que o animalzinho tenha sempre água fresca e coma nas horas certas. Observar se ele está bem ou se parece "jururu". Os maiores podem cuidar de manter o "banheiro" do bicho limpinho. Explique que, quando são bem tratados, os animais crescem felizes e vivem mais.

Tarefas domésticas simples. Não deixar sapatos espalhados, arrumar a própria cama ou a mesa, para as refeições. Ajude seu filho a perceber que a casa só funciona porque cada um cuida de sua parte: uns limpam, outros cozinham, e tudo isto faz dela um lugar agradável para se viver.

Objetos emprestados. Um livro da biblioteca ou um brinquedo do colega precisam ser manuseados com cuidado, como se fossem nossos, e devolvidos assim que terminarmos de utilizar. Não é porque temos a chance de usar algo que não nos pertence, que vamos abusar. Se alguém nos empresta um bem, é porque confia em nós, sabe que não vamos estragá-lo e nem esquecer de devolver.

Tuca Sartori/Tia Lu



Oi pessoal,
site com a paletra de Celso J. S. Nogueira, sobre Crianças Indigo e Cristal.
http://www.caminhosdeluz.org/A-251.htm
Palestra proferida na Fraternidade da Luz em 18/06/2004.

Tuca Sartori/Tia Lu



algumas aulinhas
Faixa etária: 7 a 8 anos


Trabalhar o auto-conhecimento e auto-estima com exercícios de observação de si mesmo e do mundo ao seu redor.

Amorosidade, a transformação dos sentimentos/atitudes negativos em positivos, através da auto-observação serão trabalhados com historias, filmes, peças teatrais e musicas.

O desprendimento, a caridade e a doação serão trabalhados de forma simples, com reflexões sobre o que podemos fazer no dia a dia em beneficio dos outros e de nós mesmos, através da prece, do carinho e atenção aos amigos, familiares e desconhecidos.

Os encontros iniciam da seguinte forma:

Exercício de concentração: mentalização da luz azul, para harmonização.
Dinâmica: Como foi sua semana?: Espaço para falarem das experiências vividas durante a semana.

Autoconhecimento: Os temas apresentados aqui, são na verdade sugestões, pois os mesmos são elaborados de acordo com a necessidade do grupo, observadas pelos pais ou apontadas pelos próprios evangelizandos durante a dinâmica Como foi sua semana?

Exercício de Doação e Prece de encerramento: Evangelizadora agradece a Deus, a Jesus, e aos mentores da Casa pela presença dos evangelizandos do grupo, ressaltando algo de bom, de positivo em cada um. Convida a todos para mentalizarem a luz azul do Vovô Bezerra de Menezes iluminando e levando saúde e amor aos amigos da escola, aos vizinhos, aos animais de estimação, a família, a todos os necessitados que estão nas ruas, nos hospitais, por alguém que sabemos estar doente ou aflito e por ultimo para si mesmo.
Após a mentalização, um dos evangelizandos faz a prece de encerramento.

Aula 1- O que é Deus?
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica:Como foi sua semana?

Deus não tem a forma humana, Deus está em todos os lugares.
Colocar um copo com água, dissolver açúcar, mexer e mostrar aos evangelizandos, que não podemos VER o açúcar, mas podemos SENTIR o açúcar na água, assim como Deus, que não podemos VER, mas podemos SENTIR Deus. Deus ocupa todos os lugares.

Após a demonstração, os evangelizandos falam como entendem Deus.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 2- O que é Deus? - Universo/Natureza/Seres Humanos/ Formas de vida
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Auto-conhecimento: Desenhar como vive em casa.

Universo. Apresentar imagens dos planetas e do universo.
Falar sobre as características dos planetas.

Atividades: Musica Amor a Deus. Cada evangelizando representando um planeta, formam um circulo. O evangelizador enrola a ponta do barbante no dedo e joga o rolo para um dos evangelizandos que fará o mesmo até formar uma rede de barbante no centro.
O evangelizador mexe com o dedo que prendeu o barbante e chama a atenção de todos para oberservarem que quando faz esse movimento, o dedo do evangelizando que está ligago ao seu, tambem mexe,mostrando assim que tudo está ligado no universo. E todos fazem o mesmo.
Tiram o barbante do dedo e colocam o chão e passeiam dentro da rede conversamos sobre a inteligência de Deus e a harmonia do universo.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 3 - Universo. Deus criou o Universo
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Desenhar como vive na escola e com os amigos.
Observar ao durante a semana : o mundo ao seu redor: odores,cores,sons e texturas.

Continuação do tema Universo. Deus criou o Universo
Atributos de Deus: imutável, imaterial, único, todo poderoso, soberanamente justo e bom, eterno, suprema sabedoria. Inteligência Suprema, causa primária de todas as coisas Evangelizandos sentados em círculo no chão. Falar sobre cada atributo de Deus e pedir que eles dêem exemplos.
Atividades: Criar o seu universo usando, papel colorido,lápis de cera. Apresentar para todos no final da aula.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 4- O que é Deus?: Natureza ¿ recursos/vida /respeito
Aula no jardim da Casa de Ruy Barbosa. (qualquer lugar que tenha plantas, animais...)
Auto-conhecimento: Relatar observações feitas ao longo da semana do mundo ao seu redor.
Observar ao longo da próxima semana: os benefícios que a natureza proporciona ao homem.
O que é Deus?: Natureza recursos/vida /respeito
Atividades: Observação dos odores, sons, cores, formas e texturas da natureza. Por que Deus criou a natureza? As plantas são seres vivos, com sensibilidade. Devemos tratá-las com amor e carinho. Elas sentem dor quando são machucadas e sentem alegria quando são bem tratadas.Listar os benefícios que a natureza proporciona ao homem. O que podemos fazer para preservar a natureza. Identificar as formas de vida: listar os insetos/peixes, vegetais e recursos. Plantar sementes em vasinhos, levar para casa, cuidar e observar seu crescimento.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 5- Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Estou feliz comigo mesmo? Com a minha aparência? Eu podia cuidar melhor de mim ? Observar ao longo da próxima semana: Como estou me comportando? Estou tratando as pessoas e a natureza, que são criações de Deus, com carinho e atenção? Estou impaciente ou desobediente com meus pais? Por que? Será que as minhas atitudes estão corretas? Será que preciso mudar algo?

Seminário: Criações
Grupo1: Criações de Deus /Grupo2: Criações do Homem / Grupo3: O que podemos fazer em prol do mundo e da humanidade.
Cada grupo, montará cartaz com figuras recortadas de revistas e jornais, desenhos e frases sobre o tema escolhido e apresentará para a turma no final da aula.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 6- Antecedentes do Cristianismo
TEMA: Universo/Natureza/formas de vida/ Ser Humano/Comunicação Deus
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul - Música Quanta Luz instrumental
Dinâmica: Como foi sua semana? Apresentar fotos tiradas durante o seminário. -Autoconhecimento: Relatar observações feitas durante a semana sobre as atitudes.
Observar ao longo da próxima semana: Observar sem comentar as ¿diferenças¿ entre as pessoas, os animais, as plantas, as construções e entre as culturas.

O que é Deus?: Corpo Humano / Ser Humano
Interior: sentimentos-descrição de si mesmo.Nomear sentimentos.
Exterior: sentidos / aparência - descrição do corpo.

Atividade: Não julgar as pessoas pela aparência.
Colocar no chão da sala uma caixa bonita com um objeto feio dentro e uma caixa feia com um objeto bonito dentro.
Conversar sobre "aparencia" com os evangelizandos.
no final da aula, pedir que escolham um caixa. Antes de abri-las, pergunte novamente aos evangelizandos qual caixa
eles escolhem. "E se voce estivesse na rua, precisando de uma carona, qual carro escolheria?
Então abra a caixa bonita com o objeto feio, e depois abra a caixa feia com um objeto bonito.

Entregar a cada criança para ler em casa junto com os pais, uma cópia do Guia da Criança Cidadã/UNICEF "Convivendo Com As Diferenças" e discutir com elas em aula, sobre alguns temas apresentados no livro.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 7- Comunicação com Deus
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul- Musica Candura- Instrumental
Dinâmica:Como foi sua semana?
Autoconhecimento: podemos transformar o pensamento negativo em positivo Observar ao longo da próxima semana: Observar os pensamentos diante das situações vividas.

O que é Deus?: Comunicação com Deus, A voz do coração em busca do PaiMúsicas Prece,Pensamento Positivo,Cantando as Notas -O Pai Nosso/ Prece pessoal / Prece de Ali-Omar. A prece pode ser feita por alguém encarnado ou desencarnado, e por nós mesmos. Momento da prece: Louvar /Agradecer / Pedir (emissor, receptor e mensagem)Ler e fazer as perguntas da apostila sobre Prece com os evangelizandos.Atividade: Evangelizandos falam sobre a prece. Escrever uma pequena prece e fazer um desenho inspirado nas próprias palavras. Durante a prece de encerramento , cada evangelizando lerá a sua prece e mostrará o desenho.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 8- Antecedentes do Cristianismo: Moisés e os 10 mandamentos
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Somos escravos da liberdade? Por que a disciplina liberta?

Moisés e os 10 Mandamentos : Ler junto com a turma a apostila com história de Moisés.
Mostrar figuras exemplificando os mandamentos.

Atividades: Separar a turma em grupos. Cada grupo montará mural com figuras, ou desenhos exemplificando os Mandamentos nos dias de hoje. E fará Mímica para os outros grupos descobrirem qual mandamento está sendo apresentado.
Levar a apostila para casa e colorir a história de Moises.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 9- Comportamento Cristão
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Cristianismo: Jesus. Quem foi? Por que veio a terra? Sentido da vida. Fora da Caridade Não Há Salvação. Deixar tocando as musicas durante a atividade: Deus é nosso Pai, Jesus é nosso irmão, Cantando as Notas, Amar e etc e tal. Cantando com Jesus, Vinde a mim as criancinhas.

Atividades: Seminário: Separar a turma em 2 grupos: Grupo Amor e Grupo Desamor.
Cada grupo recortará das revistas as imagens ou frases que simbolizam o Amor e Desamor e apresentará para a turma no final da aula.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 10- Ensinamentos de Jesus
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: O que faço pelo próximo? Musicas: Quando eu crescer, Vinde a mim as criancinhas, Super Herói do Amor

Ensinamentos de Jesus: Amor ao próximo/ Milagres e cura / Imortalidade
Parábolas: Filho Pródigo e Bom Samaritano. Evangelizandos dão exemplos da vida real sobre Amor ao Próximo.

Atividade: Apresentar situações para discussão: Briga entre meninos / Uma colega pedindo um lápis emprestado/menino deficiente físico/Aluno com dificuldades de aprendizado. Escreverem os ensinamentos no quadro, usando as letras da palavra JESUS.
Entregar a folha com a imagem de Jesus ¿ Ilusão de ótica na parede.
Jogo do Garçom: Cada evangelizando, escreverá em papéis separados a doação que gostaria de fazer para uma Casa de Espírita e no outro papel o que gostaria de mudar nele mesmo. No final da brincadeira do Garçom, os evangelizando sentarão em circulo e evangelizadora contará a Parábola ¿O Óbolo da Viúva¿, quando terminar, perguntará a cada evangelizando o que doaria para a Casa Espírita e o que gostaria de mudar em si mesmo.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 11- Ensinamentos de Jesus (continuação)
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Caridade em casa e na rua

Ensinamentos de Jesus. Caça palavras, palavras cruzadas e nomes no quadro com os ensinamentos de Jesus. Tocar a música ¿Timbolão¿ e ler a história do personagem. Tocar a musica ¿Eu Fui¿, que fala sobre desobediência. Drogas , to fora! O que são drogas? Porque algumas pessoas usam? Quais são as conseqüências?
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 12- Introdução ao Espiritismo
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Quem sou eu?

O Passaporte. Evangelizando receberá uma folha colorida, dobrada em 4. Na primeira página, desenhará a representação dele, tipo uma foto, e em baixo colocará o nome completo. Na segunda, escreverá a data de nascimento, nome do pai e da mãe, o bairro onde mora e o nome do melhor amigo. Na terceira, escreverá as coisas que mais gosta nele mesmo, as coisas que menos gosta nele mesmo. As coisas que gosta de comer, as coisas que não gosta de comer, as coisas que gosta fazer, as coisas que não gosta de fazer.O que mais gosta na mãe, a que mais gosta no pai. O que não gosta na mãe e o que não gosta no pai.Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 13 ¿ Introdução ao Espiritismo (continuação)
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Eu me conheço?

Introdução ao Espiritismo. Conhecendo a Casa Espírita, seus mentores e suas atividades. Como devemos nos comportar na Casa.

Atividade:Ler sobre Centro Espírita e fazer o Jogo dos Erros do Livro do DEQUINHO.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 14- Princípios básicos do Espiritismo - Imortalidade da Alma / Perispírito/Fluidos
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: O que tenho feito de bom para mim mesmo?

Imortalidade da Alma / Perispírito/Fluidos

Imortalidade da Alma: Dar exemplo do espelho - o espírito é eterno.
Perispírito: O espírito é envolvido por uma substância vaporosa para nossos olhos, tirada do fluido universal de cada globo. Pela sua essência espiritual, o Espírito é um ser indefinido, abstrato, que não pode ter ação direta sobre a matéria, sendo-lhe necessário para isto um envoltório fluídico, o perispírito...Exemplo: Duas bonecas de plástico, ficando com duas metades frontais da boneca simbolizando o corpo material e o perispírito, colocar uma estrela de papel brilhante vermelha simbolizando o espírito entre as metades das bonecas.

Atividade: Duas folhas de papel com carbono entre elas. As crianças desenham seu corpo.A 1ª folha representará o corpo material, e o desenho da 2ª folha representará o perispírito. Na representação do perispírito manchinhas que deverão ser curadas durante o ano.: Manchinha da raiva, da preguiça, da impaciência, do egoísmo.... e muitas outras. O que é fluido? Fluidos estão em toda parte e compõem todos os corpos e substâncias da Natureza.Existem fluidos visíveis e invisíveis para nós, mas não importa quantos tipos de matéria imaginemos, todos surgiram de algo que Kardec chamou de Fluido Cósmico Universal. (próxima aula falar sobre Kardec).Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 15- REVISÃO DOS TEMAS:
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?

Jogo de perguntas com dado e carrinhos. Dividir a turma em equipes e fazer perguntas para revisar os temas abordados desde a primeira aula até a 14ª aula.

Apresentar texto com figuras ¿Como limpar as manchinhas da Alma¿
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 16- Pluralidade dos Mundos Habitados / Reencarnação / Evolução em 2 mundos
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Você se sente só?

Exemplo do espelho, incluindo os mundos habitados além da terra.
Evolução em 2 mundos; material e espiritual.
Esquecimento da vida anterior. Justiça Divina.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 17- Evangelho no Lar / Reforma Intima/ Vontade.
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Posso dominar minhas vontades?
Fazer o Evangelho no Lar lendo uma historia com fundo moral.
Discutir o tema com os evangelizandos.
Será que quando pensamos e sentimos, realmente criamos algo? Tipo uma nuvem que, mesmo que não seja visível, fica conosco e faz diferença no nosso jeito de ser e de agir? Existe algo que cada ser humano pode fazer, pensar ou sentir, para melhorar o ambiente onde vive? E nós, o que podemos fazer?A importância da Família, Amigos e dos Estudos.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 18- Passe e água fluidificada
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Tenho uma energia boa? Com posso melhorar?

Passe e água fluidificada. O que são?
Atividade: Folha com desenho de bonequinho antes do passe e depois do passe. Evangelizando pintará o boneco de acordo com o momento (antes e depois do passe)
Fazer atividades da apostila.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 19- Allan Kardec : Vida, Missão e Obra.
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Estamos dando importância aos nossos estudos?

Atividade: Fazer atividades do livro Aprendendo Espiritismo com a Turma do DEQUINHO.
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 20 - Mediunidade / Médiuns / Chico Xavier / Comunicabilidade do Espírito
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Falamos o que sentimos?

As primeiras comunicações¿ As irmãs Fox /Mesas girantes. Apostila com texto e desenhos explicando as formas de comunicação: Psicografia, Psicofonia, Pictografia....Atividade: Ligar uma caixa de som em um aparelho, e tentar sintonizar as estações de rádio demonstrando a dificuldade dos espíritos em encontrar médiuns que estejam na mesma sintonia. A caixa de som somos nós, a mensagem é do espírito comunicante.

Atividade: Livro do Dequinho.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 21- Comunicabilidade do Espírito - (continuação)
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Falamos o que pensamos?

Atividade: Como os espíritos se comunicam? Fazer telefone sem fio com as crianças como exemplo fidelidade na comunicação.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 22- Bezerra de Menezes e Azamor Serrão
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Eu comento com as pessoas quando ajudo o próximo?
Musica: Estrela (fala sobre Bezerra).

O que é Caridade/Solidariedade?
Conversar sobre ¿Tudo que se opõe a Caridade¿.
Como podemos ajudar com Atitudes Positivas?
Transformar o pensamento e as atitudes negativas em positivas.

Atividade: O que podemos fazer para ajudar ao Vô Bezerra e ao Vô Azamor a cuidarem da nossa Casa Espírita e das pessoas necessitadas que encontrarmos no nosso caminho? (qualquer tipo de necessidade)
Exercício de doação e Prece de encerramento.


Aula 23- Paciência, Respeito, Humildade
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Posso ser mais paciente e respeitar mais as pessoas?

Paciência, Respeito, Humildade.
Perguntar aos evangelizandos o que sabem sobre virtudes.

Atividade: Criar história em quadrinhos, em grupo, que fale sobre Paciência, Respeito e Humildade.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 24 - Bens Materiais
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: O que é Ser? O que é Ter? O que é Ser o que Tem? O que é SER o que È?

Atividade: É importante ter muitas coisas?
Texto Mãe me dá um celular! Listar todas as coisas materiais que deseja comprar. Riscar todas que não pode comprar. Riscar todas que não são necessárias. Analisar as coisas que sobraram da lista inicial.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 25 - Corrente do Bem
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Quais são as nossas dificuldades para ajudar?
Propor a Corrente do Bem. Cada evangelizando fará ¿um bem¿ a 3 pessoas e pedirá que essas façam o mesmo.

Atividade: Listar todas as pessoas que pretende se desculpar e as atitudes que pretende mudar durante a Corrente do Bem e guardar o papel.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 26 Manchinhas no Perispírito
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Conversar sobre o desenho do perispírito que fizeram em 17 de junho. O que conseguimos curar em nós? Conseguimos tirar as manchinhas do orgulho, da impaciência...? Qual foi a maior dificuldade?

Atividade: Teatro sobre o tema Manchinhas no perispírito.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Tuca Sartori/Tia Lu



Aula 27- Fora da Caridade Não Há Salvação
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Quais são as minhas virtudes?

Seminário: Fora da Caridade Não Há Salvação.
Cada grupo pesquisará sobre um tópico e apresentará para os outros. Grupo: Materialismo e desprendimento /Grupo: Egoísmo e doação /Grupo:Orgulho e Humildade.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 28- Apresentação do Seminário
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Quais são os meus defeitos? Seu eu me esforçar posso transformá-los?

Apresentação do Seminário Fora Da Caridade Não Há Salvação.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 29- Revisão
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?

Revisão dos Temas: Jogo das Placas.
Cada Evangelizando receberá um jogo de placas. Cada placa com uma letra, A, B,C e D.
O Evangelizador fará perguntas com respostas múltipla escolha, e os evangelizandos responderão levantando a placa com a letra correspondente.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Aula 30 - Natal
Exercício de Concentração: Mentalização da Luz Azul
Dinâmica: Como foi sua semana?
Autoconhecimento: Eu posso ajudar mais as pessoas?

O que é o Natal ?
Assistir vídeo Nascimento de Jesus.
Conversar sobre o filme que assistiram sobre o Nascimento de Jesus.
Exercício de doação e Prece de encerramento.

Tuca Sartori/Tia Lu



Exercício de Concentração

O exercício da concentração, é muito recomendado pelos cursos de Evangelizadores.

Durante o exercício de concentração do Desenvolvimento Mediúnico, na CRBBM , em dezembro/2004,eu e Tia Márcia, percebemos o quanto é importante começar exercitar a concentração na infância.
Ufa, que luta aprender a concentrar agora... aos 40 anos !!! Seria muito mais facil se tivesse começado aos 4 anos rs rs

As crianças de todos os ciclos da Evangelização da CASA, estão fazendo exercício de concentração.

E o Grupo Lilás, começará no sábado, dia 04/06/2005.
Tia Tati, pedirá que eles fechem os olhos, e mentalizem uma pequena luzinha azul durante 30 segundos.
Esse tempo aumentará com o passar dos meses.
Usaremos musicas e algumas alguns objetos para concentrarem com os olhos abertos, depois mentalizarem o que viram com os olhos fechados, como fazemos no Desenvolvimento Mediunico.

Ao término do exercício, Tia Tati perguntará as crianças como foi a experiência.
E continuará a conversa, perguntando como foi a semana, como sempre fazemos antes do inicio da aula.

Após esse "agito", iniciaremos a aula com o Jogo de Perguntas com carrinhos.

Tuca Sartori/Tia Lu



Aula : Continuação do tema, "Ensinamentos de Jesus"
Dois alunos do Grupo Azul (9 a 11 anos), contarão para o Grupo Lilás (7 e 8 anos), uma história, criada por eles, que tenha um dos ensinamentos de Jesus.

Introdução:
Falar que a base dos ensinamentos de Jesus é o amor.
Sem amor, não pode haver: justiça, perdão, caridade...

Falar sobre "ter" e "ser", apresentar 2ª tirinha da página 51(sobre "Ter e Ser" e ultima tirinha da página 08 (sobre perdão), do livro "A Turma do Dequinho" http://clesiotapety.vilabol.uol.com.br/quadrinhos.html
Pedir uma criança para ler as tirinhas.
Perguntar ao grupo o que entenderam.

Atividade:

Material: revistas, jornais, tesouras, 2 folhas de papel pardo grande,cola, lápis de cor, apontador, canetinhas hidrocor coloridas , durex ou fita crepe e pedaços de papel colorido.

Dividir a turma em dois grupos. Amor e Desamor

Grupo : DESAMOR
Aluna do Grupo Azul, auxiliará esse grupo
O grupo desenhará e colará na folha de papel pardo
todas as figuras , frases ou textos que representam desamor.
(Preconceito, injustiça, raiva, vingança, violência, fome....)

Grupo: AMOR
Aluno do Grupo Azul, auxiliará esse grupo
O grupo desenhará e colará na folha de papel pardo
todas as figuras , frases ou textos que representam amor.
(aceitação, justiça, carinho, beleza, educação...)

No final, os grupos apresentarão seus cartazes
e explicarão as formas de desamor e amor que encontraram

O mais importante é que a criança perceba os ensinamentos de Jesus
na atualidade e principalmente no seu meio social.




AULA: Jesus

Ler o texto abaixo para os alunos, situando-os no tempo.
Cada aluno ganhou uma cópia do texto, com figuras representando cada passagem
para colorir.

Atividade:
Encontrar os ensinamentos de Jesus nas palavras cruzadas e no caça palavras.
distribuir uma copia A4 para cada aluno e prender uma copia A3 no quadro e convidá-los a fazerem o exercicio
no quadro tambem pra ajudarmos os colegas.

E por último, entregar cada criança, uma folha com essa imagem http://www.material.blogger.com.br/imagem0.gif

JESUS , NOSSO AMIGO
Maria e José , foram para Belém, porque era época do Censo. Censo é a contagem da população de determinado lugar.

Maria estava grávida e o Rei tinha ameaçado matar todas as crianças que nascessem naquele período, por causa da profecia de que um Rei estava para nascer e ocupar o lugar de todos os reis .

Jesus nasceu em Belém, na Judéia, e cresceu na Palestina.

Ele era estudioso, obediente, educado, ajudava sua mãe nas tarefas do lar e aprendeu a ser carpinteiro, como seu pai.

É isso mesmo, Jesus quando garoto, ajudava José , que era carpinteiro, aprendendo a fazer móveis de madeira: cadeiras, bancos, mesas entre outras coisas, nos mostrando a simplicidade e a importância do trabalho.

Jesus quando adulto, usava barba e cabelos compridos


Vivia cercado de muitas pessoas. E para que todos entendessem suas mensagens, passava seus ensinamentos através de parábolas, inclusive para seus discípulos: André, Judas, Mateus, João, Tiago Maior, Tiago Menor, Felipe, Tadeu , Tomé, Bartolomeu, Simão Pedro e Simão Zelote.
A esses, Jesus disse: "São meus amigos e vão seguir ensinando a mensagem de amor e paz de meu Pai por vários lugares no mundo."

Para que todos os ouvissem seus ensinamento, subia em lugares altos.
Naquele tempo, não existiam microfones e autofalantes.
Ensinava sobre o amor, sobre a paz, sobre a humildade...
"Bem-aventurados os humildes, porque deles é o reino do dos Céus"

"Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados"

E o povo seguia Jesus ouvindo atentamente.
E contavam a outros sobre seus ensinamentos durante conversas em praças publicas, mercados, reuniões familiares e etc. Não existiam livros, telefones, radios e computadores e todas as facilidades que temos nos dias de hoje para nos comunicarmos.

Ele curou paralíticos, cegos e muitas outros doentes.

Infelizmente, nem todos entenderam as lições de paz e amor de Jesus; alguns acharam que ele queria ser rei, perseguiram e condenaram Jesus a morte.
Jesus foi crucificado porque era uma das maneiras de condenar as pessoas à morte naquela época.

Mas , apenas o corpo físico de Jesus morreu. Seus espírito continua vivo.

Ele apareceu , em espírito, para os apóstolos e para seus amigos, provando que a vida continua, em espírito, após a morte do corpo físico.

Jesus nos deixou lições de amor, perdão , paz e caridade, que devemos seguir todos os dias

Tuca Sartori/Tia Lu



JOGO DE PERGUNTAS
Jogo com carrinhos e caminho com seqüência de números.

O evangelizador faz uma pergunta e se a resposta estiver certa, a criança (da vez) joga o dado para saber quantas casas seu carrinho andará.

O numero de casas, será correspondente ao numero que saiu no dado que ela jogou.

É importante que a criança, jogue o dado e movimente o carrinho.

As perguntas serão sorteadas

1-Devemos valorizar sempre os momentos que reservamos pra conversar com Deus através da prece ?
a)- só quando o pedido for bem grande
b)- sim, por que é nesse momento que Deus ouve meu coração
c)- se tivermos certeza de que atenderá meu pedido

2-A prece só é verdadeira quando...
a)- quando está escrita no livro de preces
b)- quando uso as palavras certas do dicionário espírita
c)- quando é feita com amor e com sinceridade no coração

3-A prece deve ser feita em quais momentos?
a)- nos momentos que quiser conversar com Deus
b)- no momento que minha mãe mandar
c)- no momento que tiver precisando muito de brinquedos

4-O que é a prece?
a)- a prece é para pedir coisas para Deus
b)- a prece é uma mensagem sincera do coração
c)- a prece é um texto que decoramos na casa do Vovô Bezerra

5-Deus sempre ouve nossas preces?
a)- sim, Deus sempre ouve nossas preces
b)- não, Deus não tem tempo pra ouvir todo mundo que faz prece
c)- Deus só ouve quando faço prece em voz alta

6-Se um amigo está doente, devo resar...
a)- pedindo a Deus pela melhora de sua saúde
b)- louvando a Deus até ele ficar bom mesmo que leve meses
c)- agradecendo a Deus por sua doença
d)- o melhor é não mexer nisso e deixar que Deus resolva

7-Jesus é amigo?
a)- sim, Ele é nosso amigo, nosso irmão, filho de Deus
b)- não, Ele não é nosso amigo, é só nosso irmão mais velho
c)- só é nosso amigo quando fazemos as coisas que Ele ensinou

8-Jesus é Deus?
a)- Jesus é filho de Deus, assim como nós.
b)- sim, Jesus é Deus
c)- Ele só é Deus quando está no Céu, quando está na Terra é Jesus

9-Jesus nos ensinou?
a)- A não perdoar os que não seguem seus ensinamentos.
b)- Perdoar a todos
c)- Perdoar só os amigos

10-Os ensinamentos de Jesus são baseados no?
a)- amor ao próximo e a todas as criaturas
b)- amor que recebemos
c)- amor que nossos pais dizem pra sentirmos

11-Jesus nos trouxe muitos ensinamentos. Um deles é o perdão.Quando devemos perdoar?
a)- quando um amigo erra uma vez com a gente
b)- devemos perdoar sempre
c)- quando der vontade
d)- quando a pessoa pedir perdão e trouxer presentes

12-O que quer dizer : "Amai-vos uns aos outros assim como eu vos amei, e ao próximo como a si mesmo".
a)- amar as outras pessoas igual está nos livros
b)- falar as palavras bonitas para as pessoas, mesmo sem saber o elas que significam
c)- só amar o próximo que se parecer comigo

13-Moisés recebeu de quem os 10 mandamentos?
a)- Recebeu de Jesus, durante seu batismo no Rio Nilo
b)- Recebeu de Maria durante reunião publica na presença de Jesus
c)- Recebeu de Deus e escreveu em duas tabuas para levar ao povo

14-Pra que Moisés recebeu os 10 mandamentos?
a)- para organizar a humanidade com as Leis de Deus
b)- para guardar e estudar a vida inteira com Maria e Jesus
c)- para escrever um livro

Tuca Sartori/Tia Lu



SUGESTÕES DE SITES

CRBBM - Casa de Recuperação e Benefícios Bezerra de Menezes / Rio de Janeiro http://www.casarecupbenbm.org.br

Pagina da Criança http://www.edicoesgil.com.br/crianca/crianca.html

O Poder das Emoções http://opoderdasemocoes.com.br

FEB http://www.febnet.org.br/

Federeção Espírita do Estado de Goiás http://www.kardecnet.org.br/

Portal do Espírito http://www.espirito.org.br

Mundo Espírita http://www.mundoespirita.com.br/

CSSC em Português http://www.kardec.com/default.asp

Meimei http://www.techs.com.br/meimei/historias.htm

FERGS http://www.fergs.com.br
http://www.fergs.com.br/bancodados/antologia/index.html

Feesp http://www.feesp.com.br/juventude/frm_juventude.htm

O Clarim http://www.oclarim.com.br/revista/revista.html

Sites Federativashttp://www.useerj.org.br/home/linkFederativas.shtml

Radio Rio de Janeiro http://www.radioriodejaneiro.am.br/html/

CVDEE http://www.cvdee.org.br/ev_evangelize.asp

Espiritismo http://www.espiritismogi.com.br/

CAPES site para pesquisas todos os segmentos http://periodicos.capes.gov.br/

Seara do Mestre http://www.searadomestre.com.br/evangelizacao/

Plenus http://www.plenus.net/

Sociedade Espírita Fraternidade http://www.sef-pr.org.br/

Turma do Dequinho http://clesiotapety.vilabol.uol.com.br/quadrinhos.html

Ensina a desenhar passo a passo http://www.asttter.org.br/kids/index.html

Tuca Sartori/Tia Lu



Vamos conversar um pouquinho sobre prece !
A prece é uma conversa com Deus.

A prece tem 3 objetivos:
Agradecer Louvar Pedir

A prece pode ser espontânea, criada por você e com suas palavras!
Ou decorada, como por exemplo o "Pai Nosso" que você já conhece.

É importante que a prece seja feita com amor, com calma, com palavras simples, com sinceridade no coração e sabendo o que está falando.

A prece pode ser por nós mesmos ou por outra pessoa.
Exemplo: Você pode pedir a Deus para que alguém consiga algo que precisa. Mas também pode agradecer a Deus, quando alguém conseguir algo que necessita.

A prece não precisa ser bonita ou comprida para ser atendida, por que Deus sempre ouve as nossas mensagens.

você entendeu que pode fazer prece agradecendo, pedindo ou louvando da maneira que se sentir melhor,desde que seja sincera?

Podemos orar em qualquer lugar : na rua, na escola, em casa, no centro espírita, no cinema, no parque, no carro,no ônibus e etc.

Fazer prece em momentos de alegria ou de tristeza.
É, quando estamos chateados ou felizes, também podemos abrir nosso coração com Deus e com Jesus!

E também antes de dormir, ao acordar, antes das refeições, antes e depois de começar uma tarefa e em muitos outros momentos.

Eu por exemplo, além de conversar com Deus e com Jesus em todos os momentos, muitas vezes abro meu coração com o Vovô Bezerra...

Abro o meu coração conversando ou cantando a musiquinha, que também é uma prece, só que é uma prece cantada !
E me sinto muito bem, porque sei que ele está me ouvindo.

"Vovô Bezerra querido daí-nos sua presença de luz
para estarmos reunidos no doce nome de Jesus.
Vovô Bezerra querido seguimos sua orientação
guia os nossos passinhos no caminho da evolução"

Agora que ja sabe um pouquinho sobre prece, marque com um X a resposta certa para cada pergunta!

1-Devemos valorizar sempre os momentos que reservamos pra conversar com Deus através da prece ?
a)- só quando o pedido for bem grande
b)- sim, por que é nesse momento que Deus ouve meu coração
c)- se tivermos certeza de que atenderá meu pedido

2-A prece só é verdadeira quando...
a)- quando está escrita no livro de preces
b)- quando uso as palavras certas do dicionário espírita
c)- quando é feita com amor e com sinceridade no coração

3-A prece deve ser feita em quais momentos?
a)- nos momentos que quiser conversar com Deus
b)- no momento que minha mãe mandar
c)- no momento que tiver precisando muito de brinquedos

4-O que é a prece?
a)- a prece é para pedir coisas para Deus
b)- a prece é uma mensagem sincera do coração
c)- a prece é um texto que decoramos na casa do Vovô Bezerra

5-Deus sempre ouve nossas preces?
a)- sim, Deus sempre ouve nossas preces
b)- não, Deus não tem tempo pra ouvir todo mundo que faz prece
c)- Deus só ouve quando faço prece em voz alta

Tuca Sartori/Tia Lu